• CNAS

Conheça nova presidência do CNAS

Atualizado: 1 de Jul de 2020

A gestão 2020 a 2022 tem como presidente o representante do governo.



Miguel Oliveira e Aldenora González foram eleitos para presidência do CNAS


Nesta terça-feira,23, por unanimidade dos votos, foi eleita a Presidência do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS durante a 286ª Reunião Ordinária do CNAS. Miguel Ângelo Gomes Oliveira, representante do governo, foi eleito como Presidente e Aldenora Gomes González, representante da Sociedade Civil, como Vice-Presidente.


Miguel Ângelo é formado em Direito com pós graduação em Advocacia Criminal e Direito Administrativo e Gestão Pública. O Presidente do CNAS é gaúcho de Santa Rosa no Rio Grande do Sul. Atualmente é o Diretor do Departamento de Gestão do Sistema Único da Assistência Social – DGSUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.


O Conselho Nacional é um espaço de debate, de construção de ideias e, acima de tudo, um espaço de defesa da política de assistência social. Seremos sempre defensores desse espaço e, em conjunto com os usuários, os trabalhadores, as entidades e a gestão governamental, vamos construir um espaço de convergência”. Afirmou Miguel Oliveira.


A Vice-Presidente Aldenora González representa o segmento dos Usuários do SUAS. Na gestão anterior 2018 a 2020, esteve como Presidente do Conselho Nacional e atualmente é a Secretária Executiva do Fórum Nacional dos Usuários do SUAS - FNUSUAS e presidente do Instituto EcoVida. Desejamos à gestão que o diálogo continue na pauta, com respeito às diferenças, que os desafios da construção coletiva sejam a marca para enfrentar a situação difícil que o País atravessa de crise econômica, política e social, o que vai exigir muito da Assistência Social. Estar vice-presidente quando o CNAS vivencia a excepcionalidade com reuniões virtuais é desafiador. Que diariamente o SUAS e o controle social sejam fortalecidos”. Ressaltou Aldenora González.

Próxima reunião do Conselho - A data da próxima reunião ordinária do Conselho será divulgada em breve. Acompanhe todas a notícias e informações sobre o CNAS nas suas redes socias e no blog: www.blogcnas.com


Conselho – O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e é um órgão superior de deliberação colegiada, vinculado ao Ministério da Cidadania e responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social. O conselho é composto por 18 membros e seus respectivos suplentes, totalizando 36 integrantes, sendo metade representante do governo e a outra metade da sociedade civil.

Algumas de suas principais competências são aprovar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), regular e fiscalizar a prestação de serviços públicos e privados de assistência social, zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social e convocar ordinariamente a Conferência Nacional de Assistência Social.

268 visualizações

Posts recentes

Ver tudo