Os Conselhos também relataram como estão sendo suas reuniões virtuais durante a pandemia.
Duas regiões se reuniram essa semana para discutir sobre a Política de Assistência Social. Os Conselhos de Assistência Social da região Norte se reuniram na terça-feira, 17, e os Conselhos da região Centro-Oeste realizaram sua reunião na quarta feira, 18. Os encontros foram organizados e conduzidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, de forma virtual.
Os Conselhos manifestaram sobre as dificuldades enfrentadas para realizar suas reuniões virtuais devido a pandemia da COVID-19, o que impossibilitou as reuniões presenciais. Alguns Estados relataram que estão com mais dificuldades do que os outros, mas se adaptaram a essa nova realidade para garantir o funcionamento dos Conselhos. Regiane de Lima Ferreira, Presidente do CEAS/AC, afirmou que o maior problema enfrentado pelo Conselho do seu Estado foi a logística de rede nas reuniões virtuais, a internet, e o acesso por parte dos usuários dessa Política, apesar disso ela afirma que conseguiram realizar todas as reuniões do CEAS. “O CEAS do Acre está bem atuante mesmo nesse contexto de pandemia”.
Durante as duas reuniões regionais foi apresentado pelo Departamento de Gestão do Sistema Único da Assistência Social – DGSUAS/SNAS-MC relatório sobre o monitoramento da paridade dos Conselhos de Assistência Social de acordo com a Portaria n°109/2020 do Ministério da Cidadania. Outro assunto tratado nas reuniões foi sobre o monitoramento do Índice de Gestão Descentralizado – IGD do Bolsa Família, apresentado pela Coordenação Geral de Apoio a Gestão Descentralizada – CGAGD/SENARC-MC.
Os representantes da SNAS e SENARC dialogaram sobre os dados apresentados e fizeram os esclarecimentos solicitado pelos Conselhos.
As apresentações e programação completa com todos os temas debatidos estão disponíveis no blog do CNAS: https://www.blogcnas.com/reunioes-regionais
Comments