top of page
  • CNAS

28 de fevereiro de 2021 é o novo prazo para preenchimento do Censo SUAS 2020 - Módulo CMAS

Atualizado: 26 de fev. de 2021

O Ministério da Cidadania prorroga o prazo para preenchimento do Censo Suas 2020 - Módulo Conselho Municipal - para o dia 28 de fevereiro.


Algumas orientações são necessárias para alcançar o sucesso no preenchimento. Como muitos municípios, especialmente Conselheiros, estão enfrentando problemas de acesso e instabilidades nos sistemas, a área técnica responsável pelo Censo SUAS elaborou o seguinte passo a passo:

  1. ​Atualizar o cadastro no CADSUAS, inserindo sempre o e-mail pessoal;

  2. Em seguida, entrar no SAA WEB para regularizar a senha. Pode ser preciso aceitar um termo de responsabilidade ou indicar um adjunto. Este passo é necessário para todos os conselhos em que houve alteração na composição neste ano;

  3. Criar uma senha GOV.BR neste link. Mais informações AQUI.

  4. Em seguida, clicar em LOGIN no alto desta página. Você será direcionado para a página de acesso, e deverá inserir a senha cadastrada no GOV.BR

É importante, também, que os conselhos fiquem atentos para a finalização do preenchimento dos questionários, pois é necessário responder a 100% das questões.


Os questionários incompletos não são incorporados à base de dados do Censo, portanto é indispensável que os conselhos concluam o lançamento das informações.


O Censo Suas foi instituído pelo Decreto nº 7.334/2010 e tem por objetivo proporcionar subsídios para a construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como de sua gestão integrada. O não preenchimento do Censo pode impactar em bloqueio parcial dos recursos transferidos pelo governo Federal ao Fundo Municipal de Assistência Social, além de impactar, também, na parcela de recursos do IGD/SUAS a serem repassados. Sendo assim, é de suma importância que os conselhos participem deste processo.



707 visualizações
bottom of page