top of page
  • CNAS

Conselho Nacional de Assistência Social aprova formato da Conferência Nacional de Assistência Social




Nesta quarta-feira, 5, o Conselho Nacional de Assistência Social definiu que o formato da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social será virtual. Após vários debates o Conselho definiu por unanimidade que o formato mais adequado, neste momento, é realização da conferência por meio de plataforma digital. Os Conselhos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal poderão realizar suas Conferências de forma presencial, híbrida ou virtual, conforme a realidade sanitária de cada território.

Muito além de cumprir o que está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social, o Conselho Nacional de Assistência Social dá um importante passo ao garantir, por meio virtual, a realização da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social. Será a primeira conferência nacional no formato virtual e a sua essência permanece como todas as outras conferências anteriores, com reflexões, debates e propostas de diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social. Afirmou o Presidente do CNAS, Miguel Oliveira.

Com o formato aprovado o colegiado também deliberou sobre a distribuição de delegados para Conferência Nacional. Serão 1.500 delegados representantes municipais eleitos nas conferências estaduais, 210 delegados representantes estaduais eleitos nas conferências estaduais, e 12 delegados representantes do Distrito Federal eleitos na Conferência do Distrito Federal, totalizando 1.722 delegados.

Definição importante para eleição dos delegados nas Conferências Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social participarem da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada em Dezembro de 2021.

Os critérios utilizados pelo Conselho Nacional para distribuição dos delegados foram o ID Conselhos/2019, o porte do município e o critério populacional, além de outros critérios disposto no INFORME CNAS Nº 03/2017 utilizados para Conferência Nacional de 2017.


A identidade visual da 12ª Conferência Nacional foi apreciada pelos conselheiros e será divulgada em breve.

2.156 visualizações
bottom of page