top of page
  • CNAS

NOTA DE PESAR

Simone Albuquerque


É com muita tristeza e lamento que a equipe da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) recebeu a notícia e comunica o falecimento de nossa colega de trabalho e parceira de lutas no e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Simone Albuquerque.

Natural de João Monlevade (MG) e assistente social de formação, o início de sua atuação profissional foi no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, sua trajetória profissional está estreitamente vinculada à história da política pública de assistência social no Brasil desde a década de 1990, tendo participado ativamente da construção do SUAS em âmbito nacional e, em especial, em Belo Horizonte, município em que atuou em diversos cargos estratégicos no SUAS.

No Governo Federal, foi diretora do Departamento de Gestão do SUAS, assim como conselheira no Conselho Nacional de Assistência (CNAS), do qual era a vice-presidente na atual gestão como representante governamental. Desde março de 2023, atuava como diretora do Departamento de Proteção Social Básica na SNAS, onde conduzia um importante trabalho de reflexão sobre os próximos passos da Proteção Social Básica, veiculando uma perspectiva de respeito aos sujeitos em suas diversidades e pluralidades, de qualificação da política pública e de valorização dos trabalhadores do SUAS.

Simone Albuquerque foi uma trabalhadora e cidadã vigorosa na luta pela democracia, pela ampliação e consolidação dos direitos das pessoas, especialmente, daquelas cujas injustiças sociais reduzem as oportunidades de usufruto de uma vida digna e humana.

Pelos colegas e parceiros de trabalho, será lembrada por sua humanidade - uma mulher extremamente cativante, bem-humorada, alegre, forte, ativa, muitíssimo lúcida e sagaz. Aconselhou vários de nós a aproveitar a vida e a nos divertir, porque o tempo corre e a vida passa rapidamente. A equipe da SNAS expressa aos familiares a consternação e os sinceros sentimentos pela perda de Simone, desejando serenidade e consolo


Equipe da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS)

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Brasília, 09 de outubro de 2023.



Notícia retirada do site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Link da Matéria Original: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/simone-albuquerque

125 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page